A Polícia Civil prendeu preventivamente um professor de ciências humanas da rede estadual de ensino em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, sob suspeita de importunação sexual e estupro contra alunas. A identidade dele e das escolas não foram divulgadas porque isso poderia identificar e expor as estudantes.
De acordo com a delegada Giovana Muller, o homem de 64 anos anos leciona em duas escolas e, em uma delas, agentes da Polícia Civil fizeram uma palestra do "Programa Libertar", que trata do combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. Após a fala dos palestrantes, estudantes procuraram os policiais para denunciar o que havia acontecido. Uma delas tem 14 anos.
— Ele encostava, tocava nelas. Era um comportamento inadequado enquanto professor — conta a delegada.
A 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para investigar o caso. O professor chegou a ser afastado das escolas, onde lecionava para 12 turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e do Médio, mas já havia voltado ao trabalho quando foi preso.
A Polícia Civil apreendeu equipamentos de informática do professor e identificou em um computador trocas de mensagens com outras supostas vítimas — quatro delas já foram identificadas.
Segundo a 19ª CRE, o PAD está aberto há 30 dias, mas ainda não foi concluído.