
Uma das instituições pioneiras no ensino de idiomas no Rio Grande do Sul, o Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano, fundado em 1938, está deixando sua sede histórica, localizada na Rua Riachuelo, no Centro Histórico de Porto Alegre. A mudança teve início nesta terça-feira (1º) e deverá ser concluída até o final desta semana.
O Cultural, como é conhecido, não encerrará suas atividades. A partir de agosto, as aulas serão retomadas em uma nova sede, que anteriormente pertencia ao Yazigi. A escola se localiza na Avenida Venâncio Aires, no bairro Santana, também em Porto Alegre. Cerca de 100 alunos já estão matriculados.
Além das aulas na nova escola, o instituto também terá um novo centro administrativo, estabelecido em uma sala na Associação Comercial de Porto Alegre, no Centro Histórico. O local será utilizado para encontros e reuniões institucionais, entre outras atividades relacionadas.
O Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano completará 87 anos de atividades em julho. A instituição, formada inicialmente por um grupo de intelectuais porto-alegrenses que tinha interesse na cultura norte-americana, teve Erico Verissimo como um dos fundadores e seu primeiro vice-presidente.
— É uma instituição histórica e muito relevante aqui para o Estado. Essa mudança marca o fim de um ciclo e o início de outro, que renovará nossa atuação e fortalecerá ainda mais o instituto — afirma o presidente do Cultural, Paulo Afonso Pereira.

Plano de expansão
Além da nova sede em Porto Alegre, o plano de expansão do instituto inclui a abertura de pelo menos cinco novas unidades até o final de 2027. As primeiras regiões em estudo são o Vale do Sinos, com destaque para Novo Hamburgo e São Leopoldo, e a Serra, com Caxias do Sul em análise.
— Esta nova operação em Porto Alegre servirá como um modelo a ser replicado em outras cidades gaúchas. Queremos nos instalar em cidades que têm polos educacionais e econômicos bem estabelecidos, onde as aulas de idiomas ajudarão na qualificação da comunidade local — reforça Pereira.
Um dos planos da instituição para os próximos meses também será a retomada do programa Education USA, serviço de aconselhamento que será oferecido de forma gratuita para estudantes interessados em cursar ensino superior nos Estados Unidos.
Já a antiga sede do Cultural na Rua Riachuelo será ocupada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Porto Alegre.