
Um deslizamento de terra ocorrido na manhã desta sexta-feira (20) em Carazinho, no norte do RS, forçou seis moradores a saírem de casa por risco de desabamento.
Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e equipes da prefeitura estão no local, que foi interditado. O trecho fica entre a Avenida Flores da Cunha e a Rua Ipanema, no bairro Operária. Ninguém ficou ferido.
Com o deslizamento, um carro que estava estacionado foi arrastado barranco abaixo, de cerca de sete metros de altura. Outro veículo no local também corre risco de cair.
Conforme o coordenador municipal da Defesa Civil, Adriano Borges Silva, ainda chove na cidade, que registrou 100 milímetros nas últimas 24h. A média de precipitação esperada para todo o mês de junho é de 148mm.
— Os moradores foram retirados de forma preventiva. A previsão é que a chuva continue ao longo do dia e há risco de desmoronamento — diz Silva.
Engenheiros avaliam a extensão dos danos no local. Até agora, o município não reportou outros estragos causados pela chuva.
O condomínio afetado enviou nota à reportagem. Leia na íntegra:
"Conforme os proprietários do condomínio, que fica ao lado do terreno onde aconteceu o deslizamento, foram eles que acionaram os órgãos de segurança ao notar a movimentação da terra. A representante, Giovana Rosa, esclarece que o prédio não apresentou qualquer tipo de dano aparente e que a remoção dos moradores foi preventiva.
De acordo com Giovana, os inquilinos poderiam permanecer no condomínio, mas a decisão da desocupação temporária foi tomada para priorizar a segurança dos moradores.
Os quatro inquilinos receberam todo o suporte, com a oferta de outros imóveis para acomodação até que o local seja liberado pela Defesa Civil, após análise técnica".