
Lando Norris, da McLaren, vai largar na pole position do Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1. O inglês, que é o vice-líder do campeonato, terá Charles Leclerc, da Ferrari, ao seu lado, completando a primeira fila do grid.
O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, chegou ao Q3 pela primeira vez na carreira. Com o resultado, ele larga na oitava posição — a melhor da sua carreira na F1.
Q1
Depois de um acidente na corrida da Fórmula 2 ter atrasado o início da sessão, os pilotos demoraram para registrar voltas rápidas. Desde o início, Lando Norris manteve a melhor volta.
Bortoleto teve uma volta que lhe rendeu apenas o 16º lugar na primeira tentativa, mas assegurou sua ida ao Q2 a cinco minutos do fim, registrando o quinto tempo, perdendo três posições posteriormente.
Q2
Leclerc saiu na frente com 1m05s446, mas logo Verstappen passou a frente, sendo superado depois por Norris.
O segmento foi interrompido a cinco minutos do fim por um princípio de incêndio no gramado na pista. Na retomada, Bortoleto, que havia feito apenas o 14º tempo, surpreendeu e marcou o terceiro melhor tempo. Depois, ele caiu duas posições, mas foi suficiente para confirmar a sua primeira participação em um Q3.
Q3
Mais uma vez, Norris foi absoluto e liderou a maior parte da sessão. Depois de marcar a melhor volta ainda nos minutos iniciais, conseguiu melhorar a marca e garantir a pole position
Confira a classificação
- Lando Norris (McLaren)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Oscar Piastri (McLaren)
- Lewis Hamilton (Ferrari)
- George Russell (Mercedes)
- Liam Lawson (RB)
- Max Verstappen (Red Bull)
- Gabriel Bortoleto (Sauber)
- Andrea Kimi Antonelli (Mercedes)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Alexander Albon (Williams)
- Isack Hadjar (RB)
- Franco Colapinto (Alpine)
- Oliver Bearman (Haas)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Esteban Ocon (Haas)
- Yuki Tsunoda (Red Bull)
- Carlos Sainz (Williams)
- Nico Hülkenberg (Sauber)